14 de out. de 2010

Isto vale um DVD?

Olá pessoal do blog!
Essa semana recebi um e-mail de um amigo meu que foi em loja de cadeia nacional (não vou dizer o nome agora) e lá ele passou por um constrangimento desnecessário e totalmente ridículo. Eu, Walber te convido a ler esse post no blog agora.

"Eu, Sidney Barros, comprei um DVD (filme) na Casa & Vídeo do Carioca Shopping – paguei estacionamento uma vez. A mídia estava com defeito. Voltei à loja – e paguei estacionamento outra vez – mas fui informado que não poderiam fazer a troca sem a autorização do SAC. Consternado, liguei para o número, que não é 0800, esperei uns dez minutos para que a atendente Vânia anotasse meu pedido, meu telefone, e me dissesse que a Casa & Vídeo entraria em contato comigo em 5 (cinco!) dias úteis. Não haveria como autorizar a troca de imediato. Em 8 dias, Adalgisa me ligou para dizer que eu poderia voltar à loja – e pagar estacionamento pela terceira vez – para trocar o DVD. Cheguei à loja, o DVD já estava separado, mas como a autorização vinda do SAC continha o nome ERRADO do filme, a gerente, que não tem autonomia de gerente, disse que não poderia fazer a troca. Eu tirei o DVD da caixa e o substituí pelo que já estava separado para mim na loja, e disse: “Está trocado”. E tentei sair da loja, mas a “gerente” acionou a segurança e fui barrado na porta por um, dois, três seguranças. Três seguranças me impediram de sair da loja com o DVD pelo qual eu paguei, e cuja nota fiscal eu possuía. Uma agente, mulher, negra, disse que se eu saísse da loja com o DVD trocado (o que seria direito meu), eu estaria “furtando” o produto. Imagine! Eu estava “furtando” o DVD pelo qual eu paguei e que estava separado lá na loja para eu efetuar a troca, mas que, por incapacidade da Casa & Vídeo eu não poderia levar para casa. Fui “ameaçado” de estar furtando o DVD! Um outro funcionário disse a “gerente” estava (pasmem!!) “fazendo um favor” tentando ligar para o SAC para solicitar “outra autorização”. Eu perdi a calma: “Me fazendo um favor?! Eu compro um produto com defeito, tenho uma dor de cabeça enorme para trocar e vocês acham que estão me ‘fazendo um favor’?” O funcionário disse que ao me “alterar” eu não resolveria o problema. Explicou que eu teria que aguardar outra autorização do SAC e retornar outro dia – e pagar o estacionamento pela quarta vez – para poder trocar o produto que estava na loja, no balcão, aberto, ao lado do produto com defeito.

Bizarro!! O cúmulo do absurdo! A maior “falta de bom senso” foi a gerente (?) não efetuar a troca por falta da investidura de competência. Imaginem a cena: duas caixas abertas: uma mídia de DVD ruim que eu queria devolver e a outra ao lado (que não testamos) para eu trocar. Por que a gerente não assumiu o erro da empresa da qual ele é representante e efetuou a troca para atender meu direito como consumidor? Por que não? Por que acionou 03 (três) agentes de segurança para impedir que eu saísse com o DVD trocado da loja? Fui tratado como “rato de loja”, ladrão, bandido, criminoso, fui humilhado por funcionários da Casa & Vídeo e cerceado do meu direito de ter o produto defeituoso substituído.

Eu perguntei a "gerente" quanto tempo levaria para ela resolver o problema. Reposta: "Estou ligando para o SAC.” Ou seja, “não sei quanto tempo vai levar para me atenderem”. Sem ter meu problema resolvido, sem ter a mídia de DVD trocada, deixei a loja humilhado e irado com a (falta) de administração da Casa & Vídeo. Trouxe de volta o DVD defeituoso. Vou guardá-lo como uma constante lembrança de que comprar na Casa & Vídeo não é uma atitude sensata.

O que eu gastei de dinheiro com (3x) estacionamento (cujos comprovantes são “engolidos” pelo auto-atendimento) e o valioso tempo que perdi nas duas vezes que tentei trocar o produto só aumentam meu sentimento de impotência e humilhação. Fui totalmente desrespeitado como consumidor.

Nessa desorganizada e mal-administrada cadeia de lojas eu não compro nunca mais e não vou parar de testemunhar contra a Casa & Vídeo enquanto ela existir. Testemunharei aos meus amigos, meus alunos, a todos os meus contatos de e-mail e das redes sociais que tenho – e que venha a ter no futuro.

Comecei uma cruzada contra a Casa & Vídeo que só terá fim quando não houver uma única loja da rede nesse país. Eu sugiro que você não compre lá, pois você já sabe o que vai acontecer se o produto estiver com defeito e você precisar trocar, não sabe?

Eu não fui a única “vítima” da Casa & Vídeo. Eu desafio você a aguardar alguns momentos ao lado do balcão de “trocas”. Você verá o descaso e a burocracia vexatória à qual os clientes são submetidos. Você fará seu próprio julgamento. Apenas detenha-se para escutar e ver o desrespeito ao qual são expostos os que querem trocar produtos, mas não cometa o mesmo erro que eu cometi; não compre na Casa & Vídeo."

Sidney Barros
Um ex-cliente da "referida" loja."


Agora nós vemos até onde vai o cúmulo da ignorância em nosso país. Agora já sabemos até onde vale enganar um cidadão para ficar com alguns "dois dígitos". É só isso que poderíamos esperar de um loja que até pouco tempo estava metida em contrabando, explorando voçê consumidor, roubando o seu dinheiro. E aí, quem é o ladrão agora?

Até o próximo post.

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